quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Eclipse Solar e Lunar; Fases da Lua.


A palavra eclipse significa "ocultação", total ou parcial, de um astro pela interposição de um outro, entre o astro e o observador, ou entre um astro luminoso e outro iluminado.

Eclipse total do Sol é visualizado quando o observador se encontra numa região de sombra da Lua.

Eclipse parcial do Sol é visualizado quando o observador se encontra numa região de penumbra da Lua.

Eclipse total da Lua é visualizado quando o observador se encontra numa região de sombra da Terra.

Eclipse parcial da Lua é visualizado quando o observador se encontra numa região de penumbra da Terra.



FASES DA LUA

O movimento de translação da Lua ao redor da Terra tem duração aproximada de 27,3 dias e, durante esse movimento, a face da Lua voltada para a Terra pode não coincidir com aquela iluminada pela luz solar. Quando a face da Lua voltada para a Terra é a não-iluminada pelo Sol temos a fase da lua nova. A fase da lua cheia ocorre quando a face voltada pela Terra é a face iluminada pelo Sol. Na passagem da lua nova para a lua cheia temos a fase do quarto crescente, quando apenas um quarto da superfície da Lua é visível, e na passagem da lua cheia para a lua nova, a fase do quarto minguante.

                                   
                                                            (Tabela de fases da Lua para 2013)

Por: Íngrid Facundo
0 comentários Postado por Íngrid Facundo às 14:43
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Como funcionam as redes Wi-Fi?

Pra você, que todos os dias fica na curiosidade de descobrir a senha do Wi-Fi do seu vizinho, já parou pra pensar como funciona?
Frequentemente nos deparamos com pessoas em aeroportos, bibliotecas, restaurantes, etc. utilizando dispositivos eletrônicos, como, por exemplo, notebooks, para acessarem a internet sem utilizar cabos para a conexão.
A chamada rede Wi-Fi é uma rede sem fio (também chamada de wireless) na qual podemos ter acesso à internet apenas por sinal de ondas de rádio, assim como as televisões e os celulares, não sendo necessária a utilização de fios conectores. 
                                         
As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas (formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia) utilizadas pelas emissoras de rádio.
Basicamente, nos locais onde há sistemas que fazem uso de ondas de rádio, um circuito elétrico é o responsável por provocar a oscilação de elétrons na antena emissora. Estes elétrons são acelerados e, em virtude disso, emitem ondas de rádio, as quais transportam as informações até uma antena receptora.
As redes Wi-Fi, utilizadas para fornecer acesso sem fio à internet, operam de forma análoga: um adaptador (sem fio) para computadores capta as informações e as traduz na forma de sinais de rádio, as quais são transmitidos com o auxílio de uma antena.
O roteador (também sem fio), cuja função é realizar a distribuição dos sinais da rede, além de "escolher" o melhor caminho para o envio de um conjunto de dados, é quem recebe o sinal e o decodifica. É ele quem envia as informações para a internet usando uma conexão (com fios), a Ethernet, responsável pela interconexão de redes locais.
É válido salientar que o processo inverso também pode ocorrer: o roteador pode receber as informações da internet, traduzi-las em sinais de rádio e enviá-las para o adaptador.

Resumindo: As redes wireless funcionam através de equipamentos que usam radiofreqüência, como a comunicação via ondas de rádio, usadas por walkie-talkies, comunicação via satélite e comunicação via infravermelho, entre outros.


Por: Bianca Oliveira.
0 comentários Postado por Íngrid Facundo às 18:34
terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ÓTICA GEOMÉTRICA




O primeiro assunto abordado será a ÓTICA GEOMÉTRICA, que é a parte da Física que estuda a luz e seus efeitos, um ramo da óptica que é baseado principalmente na noção de um feixe de luz . Esta abordagem simples permite a construção das imagens geométricas que dão o seu nome. A óptica geométrica usa como ferramenta de estudo a geometria.

Em relação às FONTES DE LUZ (que são corpos capazes de emitir luz, seja ela própria ou refletida), podem ser classificadas como:
Fontes de luz Primárias: São fontes de luz que emitem luz própria. Elas podem ser: Incandescentes: Quando emitem luz a altas temperaturas. Ex: O Sol, a chama de uma vela e as lâmpadas de filamento. Luminescentes: Quando emitem luz a baixas temperaturas. As fontes de luz primária luminescentes poder ser fluorescentes ou fosforescentes. Fluorescentes: emitem luz apenas enquanto durar a ação do agente excitador. Ex: Lâmpadas fluorescentes. Fosforescentes: Emitem luz por um certo tempo, mesmo após ter cessado a ação do excitador. Nessas fontes de luz a energia radiante é proveniente de uma energia potencial química. Ex: Interruptores de lâmpadas e ponteiros luminosos de relógios.
Fontes Secundárias: São aquelas que emitem apenas a luz recebida de outros corpos. Ex: Lua, cadeiras, roupas etc.
• Fontes pontuais ou puntiformes: quando suas dimensões são desprezíveis em relação a um ambiente em estudo ou uma fonte representada por um único ponto emitindo infinitos raios de luz. Ex: uma pequena lâmpada num estádio de futebol.
• Fontes extensas: quando suas dimensões são relevantes a um ambiente em estudo ou uma fonte constituída de infinitos pontos de luz. Exemplos: Uma lâmpada próxima a um livro, o Sol iluminando a Terra, etc.


Nossos estudos sobre a Óptica é feito basicamente através do conceito do raio de luz e PRINCÍPIOS ÓPTICOS. São estes:

Lei da Propagação Retilínea da Luz: A luz só se propaga em linha reta.
Reversibilidade da luz: O caminho da luz na ida é o mesmo na volta.
• Independência dos raios de luz: Dois raios que se encontram num ponto, não interferem um no outro.

Quanto aos MEIOS ÓPTICOS: 

• Meio Transparente: é aquele meio que permite a propagação regular da luz possibilitando a formação de uma imagem nítida dos objetos. Ex: ar, vidro, papel celofane, etc.

• Meio Translúcido: é o meio que permite a propagação irregular da luz e observador não vê o objeto com nitidez através do meio. Ex: vidro fosco, papel vegetal, tecido fino, etc.

 Meio Opaco: é o meio que não permite a propagação da luz. Ex: parede, madeira, tijolo, etc.

FENÔMENOS ÓPTICOS:
Reflexão regular: a luz incidente em S volta ao mesmo meio, regularmente. Ocorre quando S é uma superfície metálica bem polida (espelhos).


Reflexão irregular ou Difusão: a luz incidente em S volta ao mesmo meio, irregularmente. Ocorre quando S é uma superfície rugosa.

Refração: a luz incidente atravessa S e continua a se propagar no outro meio. Ocorre quando S separa dois meios transparentes (ar e água, água e vidro, etc.)


Absorção: a luz incidente em S não se reflete e nem se refrata. A luz, que é uma forma de energia radiante, é absorvida em S, aquecendo-a. Ocorre, por exemplo, nos corpos de superfície preta (corpos negros).
Por: Íngrid Facundo

Siga-nos e fique atento(a) nos próximos posts! Deixe sua opinião e suas dúvidas, caso necessite. Estaremos disponível para você!


1 comentários Postado por Íngrid Facundo às 13:20